Notícias

Antônio Oliveira é escolhido Patrono da Semana Farroupilha 2025 em Tupanciretã

01/08/2025 15:57:07
Antônio Oliveira é escolhido Patrono da Semana Farroupilha 2025 em Tupanciretã

Na manhã desta sexta-feira, 1º de agosto, a secretária Rosani Taschettto Didoné recebeu o senhor Antônio Oliveira, escolhido como Patrono da Semana Farroupilha 2025.

O encontro marcou o início das tratativas para a organização da tradicional celebração gaúcha no município, que exalta a cultura, a história e os valores do povo rio-grandense. A nomeação do patrono é um momento simbólico e de grande importância para o fortalecimento das tradições locais.

Os Festejos Farroupilhas 2025 foram oficialmente lançados na tarde de quarta-feira, dia 16 de julho, no Palácio Piratini. A cerimônia contou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, do secretário da Cultura, Eduardo Loureiro, de gestores municipais, comunidade tradicionalista, imprensa e demais autoridades. Na solenidade também houve o anúncio do Avançar Tchê, programa inédito que vai direcionar R$ 17,7 milhões a entidades tradicionalistas gaúchas.

A edição deste ano dos Festejos Farroupilhas tem como tema “Ondas curtas para uma história longa – O centenário de Darcy Fagundes e os 70 anos do Grande Rodeio Coringa”, destacando a história do radialista, declamador e comunicador Darcy Fagundes. O patrono é Mário Barboza de Mattos, engenheiro-agrônomo, jornalista, escritor e artista plástico, com uma trajetória marcada por contribuições significativas à cultura do Estado.

A música-tema das festividades, intitulada “O Vaqueano do Rádio”, foi composta pelo grupo Alma Gaudéria e apresentada na cerimônia desta tarde. A canção foi vencedora da chamada pública realizada pela Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas. O acendimento da Chama Crioula, que marca oficialmente o início dos Festejos Farroupilhas, será no dia 16 de agosto, em Caxias do Sul. Após percorrer 30 Regiões Tradicionalistas do Estado, a centelha chega ao Palácio Piratini no dia 14 de setembro, dando início à Semana Farroupilha.

A Chama foi reconhecida pelo governo do Estado em agosto de 2024 como símbolo da cultura regional gaúcha e patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Sul, representando a coragem, a união dos povos e o amor do gaúcho por sua terra.

Fonte: Prefeitura de Tupanciretã e Governo do Estado



Voltar

Entrevistas

  • Variedades Tupã entrevista Prefeito Gustavo Terra 01/08/25
    • Variedades Tupã entrevista Prefeito Gustavo Terra 01/08/25

    • 01/08/2025 14:52:32
  • Variedades Tupã apresenta a Previsão do Tempo 01-08-25
    • Variedades Tupã apresenta a Previsão do Tempo 01-08-25

    • 01/08/2025 10:18:35
  • Variedades Tupã apresenta os Indicadores Agropecuários 01-08-25
    • Variedades Tupã apresenta os Indicadores Agropecuários 01-08-25

    • 01/08/2025 10:06:48

Últimos recados

    • 17.07.2025
    • Paulo César Godoi
    Gostaria de parabenizar dona Tereza Godoi da Silva que no dia 18/07/1949 iniciou-se jornada na qual ao lado de seu falecido marido Paulo Francisco constitui família três filhos Paulo César ,Cristina Godoi e Júlio Godoi parabéns felicidades saúde e muita paz um beijo dos filhos.
    • 30.04.2025
    • Marizane Rodrigues
    Quero desejar a minha irmã Maura do bairro Elizabeth toda a felicidade do mundo,te amo mana,a saudade é imensa mas sempre penso em ti!❤️???????? Se puder toca a música "MANO"(LEANDRO& LEONARDO)
    • 05.05.2024
    • Sonia Regina Vieira Mattoso
    Bom dia queria parabenizar meu filho João Paulo Vieira Mattoso que está de aniversario amanhã felicidades meu filho Deus esteja com vc sempre parabéns felicidades.
    • 15.03.2022
    • acmfazendas
    Disponho de áreas para arrendamento de soja em Roraima, Para... 67-99613-7824
    • 15.06.2021
    • Cleto
    Bom dia ... Anúncio.. Fazenda de gado de corte procura casal pra trabalhar em propriedade rural em Joia com experiência.. se tiver alguém interessado chama wats: 55996290915
    • 10.04.2021
    • eduardo luiz louzada gracez
    bom final de semana a todos,um grande abraço pra família Gracez e Louzada,toca a musica ( Mano Lima Minha Terra)que hoje o bicho ta pegando aqui no polo petroquímico de triunfo.trabalhando abaixo de mal tempo.um bom final de semana.

Categorias