Notícias

Defesa Civil de Tupanciretã comenta sobre ação diante da chuva de granizo e decreto referente ao alto índice pluviométrico

04/10/2023 11:14:10
Defesa Civil de Tupanciretã comenta sobre ação diante da chuva de granizo e decreto referente ao alto índice pluviométrico

Vânia Vendrusculo, Coordenadora da Defesa Civil de Tupanciretã, concedeu entrevista à Rádio Tupã, referente a ação de atendimento após a passagem da chuva de granizo em Tupanciretã e região. Foram atendidas 52 residências no município, e a coordenadora comenta:

"A Defesa Civil, a equipe da Defesa Civil, foi bem ágil ontem à noite, quando o pessoal começou a solicitar, a gente já estava na rua em regime de plantão, e então a gente conseguiu levar até as residências a lona. Cobrimos os móveis das pessoas. A única coisa que a gente não faz quando está chovendo, e muitas pessoas até solicitam para nós, é a questão de colocação de lona em cima dos telhados, até porque é uma questão de cuidar, de se proteger. Essa questão é muito perigosa de subir em telhado quando está chovendo. E outra coisa que a gente solicita, assim, para as pessoas, é que quando começa a chover dentro de casa, que a chuva desce pelas lâmpadas, que as pessoas desliguem o disjuntor da luz porque isso é muito perigoso. Pode dar alguma descarga elétrica, pode acontecer algum choque, pode acontecer alguma fatalidade". (Vânia 1)

O Executivo Municipal emitiu o Decreto nº 6.745, determinando situação de emergência nível 1, considerando entre os fatores, o alto índice pluviométrico dos últimos dias que atingiu todo Estado do Rio Grande do Sul, causou diversos danos e prejuízos em pontos, pontilhões e estradas do município de Tupanciretã o que comprometeu a trafegabilidade da população, principalmente a localizada no perímetro rural. Vânia esclarece este ato:

"É para caráter Municipal. O que acontece: quando nós decretamos o nível 1, ele é só para fins de alguma compra que tenha que ter, que a gente precise fazer em situação, tipo como nas estradas, por exemplo, que as estradas foram bem afetadas nas últimas chuvas, houve muitos estragos. Então para a gente ter a justificativa de compra de óleo diesel, de arrumação de alguma máquina que precisa ser consertada, e também para a gente, em busca de recursos através de emendas parlamentares através do Estado" (Vânia 2)

A entrevista com mais detalhes do decreto, está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.

Áudio 1 - 4 de outubro - (Vânia 1)
Áudio 1 - 4 de outubro - (Vânia 2)



Voltar

Entrevistas

  • Variedades Tupã com Espaço saúde - 05/11/25
    • Variedades Tupã com Espaço saúde - 05/11/25

    • 05/11/2025 09:49:30
  • Variedades Tupã com os Indicadores agropecuários - 05/11/25
    • Variedades Tupã com os Indicadores agropecuários - 05/11/25

    • 05/11/2025 09:47:52
  • Variedades Tupã com Almanaque - 05/11/25
    • Variedades Tupã com Almanaque - 05/11/25

    • 05/11/2025 09:44:42

Últimos recados

    • 17.07.2025
    • Paulo César Godoi
    Gostaria de parabenizar dona Tereza Godoi da Silva que no dia 18/07/1949 iniciou-se jornada na qual ao lado de seu falecido marido Paulo Francisco constitui família três filhos Paulo César ,Cristina Godoi e Júlio Godoi parabéns felicidades saúde e muita paz um beijo dos filhos.
    • 30.04.2025
    • Marizane Rodrigues
    Quero desejar a minha irmã Maura do bairro Elizabeth toda a felicidade do mundo,te amo mana,a saudade é imensa mas sempre penso em ti!❤️???????? Se puder toca a música "MANO"(LEANDRO& LEONARDO)
    • 18.10.2024
    • Karen
    Olá, boa tarde, Sou Karen, moradora recente da cidade, e uma das coisas que mais me incomodam é que algumas pessoas colocam lixo mal acondicionado e em decomposição na minha lixeira, o que tem atraído moscas e outros insetos para minha casa. Pensei em pedir ajuda à rádio para, quem sabe, emitir lembretes diários sobre educação popular e cidadania, pois está faltando informação e respeito nesse sentido. Se a comunidade precisa de lixeiras públicas, deve buscar soluções junto à prefeitura. Estou pedindo a ajuda da rádio porque acredito que, aqui na cidade, é um meio de comunicação muito rápido, talvez até mais eficiente que a internet. Agradeço pela atenção
    • 05.05.2024
    • Sonia Regina Vieira Mattoso
    Bom dia queria parabenizar meu filho João Paulo Vieira Mattoso que está de aniversario amanhã felicidades meu filho Deus esteja com vc sempre parabéns felicidades.
    • 15.03.2022
    • acmfazendas
    Disponho de áreas para arrendamento de soja em Roraima, Para... 67-99613-7824
    • 15.06.2021
    • Cleto
    Bom dia ... Anúncio.. Fazenda de gado de corte procura casal pra trabalhar em propriedade rural em Joia com experiência.. se tiver alguém interessado chama wats: 55996290915

Categorias