Notícias
União dos blocos marca nova fase do Carnaval de Tupanciretã com Baile Municipal no Bonumazão
23/12/2025 10:56:54
Representantes dos blocos carnavalescos de Tupanciretã concederam entrevista à Rádio Tupã para divulgar o Baile Municipal de Carnaval Tupã, que acontece no dia 10 de janeiro, no Ginásio Bonumazão, a partir das 19h30. O evento simboliza um novo momento para o carnaval local, marcado pela união entre os blocos, resgate das origens e novidades na programação.
Participaram da entrevista Jordano Moreira, representante do Bloco Verde e Branco; Rafael Ramos, presidente do Bloco Abre Alas; Jorge Lima, presidente do Bloco Salgueiro; e Éder Ferreira, representante do Bloco Panelão.
Durante a entrevista, Jorge Lima destacou o momento de renovação vivido pelo carnaval tupanciretanense e a importância da união entre os blocos, mantendo sua fala na íntegra:
"Que venha um Ano Novo, e com ele muitas novidades, coisas novas para toda a comunidade e para a população em geral de Tupanciretã. Tudo isso já está em planejamento, graças a Deus. Eu acredito muito que nada acontece por acaso; tudo é resultado de decisões e atitudes.
Através das decisões do prefeito e da oportunidade proporcionada para que os blocos pudessem se unir, acabamos conseguindo trabalhar juntos, tomar decisões em conjunto e nos reunir com mais frequência. Já se cogitou, inclusive, a possibilidade de, após o Baile Municipal — depois de passar um pouco essa correria — continuarmos nos reunindo para decidir a formação de uma associação, quase como uma liga dos blocos carnavalescos de Tupanciretã.
Essa iniciativa é importante para dar continuidade a todo o trabalho que está sendo feito agora. Inclusive, esse movimento já ganhou uma nomenclatura própria, que já está sendo utilizada nos materiais de divulgação, como nos flyers. São pequenas atitudes que acabam incentivando futuras ações.
Essa união dos blocos tem nos deixado mais inspirados e permitiu algo que antes não existia: um contato mais próximo entre os blocos. Antes, não havia essa integração maior entre presidentes, componentes e lideranças. Agora, essa atitude de estarmos à frente do Baile Municipal, de correr atrás de toda a infraestrutura necessária, está fazendo com que a gente construa uma base mais sólida e estruturada.
Por isso, já se pensou na sigla que estamos utilizando, a União dos Blocos, para que futuramente isso seja colocado no papel e oficialmente formalizado." (Jorge 1)
Com foco no resgate cultural e na ampliação da participação popular, o presidente do Bloco Abre Alas, Rafael Ramos, apresentou as novidades desta edição do baile:
"Diferente dos outros anos, que eram apenas as categorias infantil e adulta, como o Jorge falou, resgatando a origem, neste ano vamos ter cinco categorias: infantil, adulta, melhor idade, Rainha da Diversidade e Rei Momo.
Os ingressos já estão disponíveis com todos os integrantes dos blocos, ao valor de R$ 25 antecipado e R$ 30 na hora.
Cinco blocos estarão administrando o baile: Salgueiro, Panelão, Verde, Branco e Los Malucos." (Rafael 1)
Já Jordano Moreira, representante do Bloco Verde e Branco, destacou estratégias adotadas para valorizar a presença do público e fortalecer a tradição carnavalesca:
"A gente também optou por não transmitir imagens do baile, justamente para incentivar o pessoal a ir lá prestigiar e conferir de perto as categorias diferentes. Quem vai participar vai se sentir valorizado, vendo o ginásio cheio. Para nós, se lotar o ginásio, já é uma grande vitória, porque a gente não quer deixar essa tradição morrer.
Nós retornamos com as carreatas, algo que existia antigamente, e agora queremos resgatar esse ponto, que já é um estímulo. O pessoal fica na dúvida, vê a carreata passando e pensa: ‘Vou lá ver, quem será o candidato?’. Isso desperta curiosidade e faz as pessoas irem até o baile.
A gente está pensando bastante em formas de instigar o público, de despertar essa curiosidade. Está sendo um trabalho intenso, os blocos estão unidos, não está sendo fácil, mas a gente agradece muito a oportunidade. Para nós, isso já significa muito, porque cada vez mais pessoas estão se envolvendo." (Jordano 1)
Encerrando, Éder Ferreira, representante do Bloco Panelão, reforçou o convite à comunidade e alertou sobre a limitação de público:
"Estamos unidos para fazer um baile top, como diz o nosso amigo Patrick, onde acontece a magia do Carnaval. A gente está trabalhando para isso, estamos bem focados e já fizemos várias promoções. Vamos fazer um Carnaval top, sim.
Neste ano, vamos abrir vagas para mais pessoas, mas também definir um número máximo de participantes, justamente para garantir conforto para quem estiver lá dentro. Então, quem quiser participar, como o Jorge comentou, procure a diretoria dos blocos, porque quem deixar para a última hora, de repente, não vai conseguir a pulseira." (Éder 1)
Com a proposta de voltar às origens, fortalecer a cultura carnavalesca e estruturar uma união permanente entre os blocos, o Baile Municipal de Carnaval Tupã surge como um marco na história recente do carnaval de Tupanciretã, apontando para um futuro de organização, participação e valorização cultural.
Facebook Twitter Enviar por email Copiar Link Compartilhar pelo WhatsApp Imprimir
Voltar
Entrevistas
Últimos recados
-
- 17.07.2025
- Paulo César Godoi
Gostaria de parabenizar dona Tereza Godoi da Silva que no dia 18/07/1949 iniciou-se jornada na qual ao lado de seu falecido marido Paulo Francisco constitui família três filhos Paulo César ,Cristina Godoi e Júlio Godoi parabéns felicidades saúde e muita paz um beijo dos filhos. -
- 30.04.2025
- Marizane Rodrigues
Quero desejar a minha irmã Maura do bairro Elizabeth toda a felicidade do mundo,te amo mana,a saudade é imensa mas sempre penso em ti!❤️???????? Se puder toca a música "MANO"(LEANDRO& LEONARDO) -
- 18.10.2024
- Karen
Olá, boa tarde, Sou Karen, moradora recente da cidade, e uma das coisas que mais me incomodam é que algumas pessoas colocam lixo mal acondicionado e em decomposição na minha lixeira, o que tem atraído moscas e outros insetos para minha casa. Pensei em pedir ajuda à rádio para, quem sabe, emitir lembretes diários sobre educação popular e cidadania, pois está faltando informação e respeito nesse sentido. Se a comunidade precisa de lixeiras públicas, deve buscar soluções junto à prefeitura. Estou pedindo a ajuda da rádio porque acredito que, aqui na cidade, é um meio de comunicação muito rápido, talvez até mais eficiente que a internet. Agradeço pela atenção -
- 05.05.2024
- Sonia Regina Vieira Mattoso
Bom dia queria parabenizar meu filho João Paulo Vieira Mattoso que está de aniversario amanhã felicidades meu filho Deus esteja com vc sempre parabéns felicidades. -
- 15.03.2022
- acmfazendas
Disponho de áreas para arrendamento de soja em Roraima, Para... 67-99613-7824 -
- 15.06.2021
- Cleto
Bom dia ... Anúncio.. Fazenda de gado de corte procura casal pra trabalhar em propriedade rural em Joia com experiência.. se tiver alguém interessado chama wats: 55996290915





